Arquitetura e Urbanismo

Bacharelado

10 semestres


O Arquiteto e Urbanista pode atuar na concepção e execução de projetos de Arquitetura, Arquitetura de Interiores, Urbanismo, Paisagismo e Patrimônios Históricos Culturais e Artísticos, através de práticas de projeto e soluções tecnológicas que e valorizam monumentos, edificações, conjuntos e cidades.
 

Dentre as principais atribuições do Arquiteto e Urbanista, destacam-se: supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnica e ambiental; assistência técnica, assessoria e consultoria; direção de obras e de serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem e elaboração de orçamento.


Sobre o Curso

A Universidade Vale do Rio Verde possui mais de 50 anos de tradição no ensino presencial, com comprovada experiência em educação a distância, e oferece mais de 30 cursos de graduação, pós-graduação, especialização, atualização e mestrado.

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo EaD+ da UninCor oferece uma ampla formação composta por mais de 3780 horas de aulas práticas e teóricas, pretendendo formar um profissional comprometido com a realidade social, economia e ambiental brasileira. Assim, o arquiteto e urbanista poderá atuar não só em grandes centros urbanos, mas também nas cidades de pequeno e médio porte.

 

A formação também inclui Estágio Supervisionado, Atividades Acadêmicas Complementares de Curso e Trabalho de Conclusão de Curso. Para formar profissionais preparados para os novos desafios do mercado de trabalho, o curso atende as exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 

 

Regime Escolar: Semestral
Turno de Funcionamento: Modalidade EaD
Integralização Curricular: 
Modalidade Bacharelado EaD
Tempo previsto: Mínimo 10 semestres / Máximo 20 semestres
Carga Horária Total: 3780 horas

Ato autorizativo de criação de curso EaD: Resolução n.º 20 de 20 de dezembro de 2015.

Objetivos

Objetivo Geral

 

Formar profissionais generalistas, humanistas e empreendedores, comprometidos com o meio ambiente, o desenvolvimento social e humano de maneira local e nacional, com a capacidade de conceber e construir o espaço físico tanto interno quanto externo, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo e atentando-se à conservação e valorização do patrimônio construído.

 

 

Objetivos Específicos

 

I. Conceber projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, melhorando a qualidade de vida dos habitantes e considerando os fatores legais, técnicos, ambientais, sociais e culturais;

II. Oportunizar a apropriação de recursos tecnológicos de forma a atender às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas da comunidade;

III. Compreender as diretrizes de preservação da paisagem e do meio ambiente, com vistas ao desenvolvimento sustentável;

IV. Desenvolver o senso crítico e o pensamento reflexivo para o entendimento da preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio e responsabilidade coletiva;

V. Estimular o pensamento reflexivo, a capacidade investigativa, criativa e solucionadora de problemas;

VI. Estimular atividades de extensão com o envolvimento na realidade social da comunidade.

Estrutura Curricular

Semestre

Disciplina

Núcleo

CH

Total

CH

Prática

CH

Teórica

1º Período

1

Desenvolvimento do Pensamento Filosófico

F

80

 

80

PIN : Empreendedorismo, Liderança, Criatividade

F

80

 

80

História das Artes e Estética

P

80

 

80

Expressão Manual Artística para Arquitetura

F

80

20

60

Total

 

320

20

300

2º Período

2

Desenvolvimento Social e Humano

F

80

 

80

PIN : Educação Étnico-racial e de Gênero

F

80

 

80

Cálculo Diferencial e Integral

F

80

 

80

Projeto de Arquitetura: Estudo da Forma

P

80

40

40

Representação Manual Técnica

F

80

10

70

Total

 

400

50

350

3º Período

3

Comunicação e Processo Científico

F

80

 

80

Sustentabilidade e Desenvolvimento

F

80

 

80

PIN: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

F

80

 

80

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade I

P

80

 

80

Representação Digital Técnica

P

80

10

70

Projeto de Arquitetura: Residência Unifamiliar 

P

80

40

40

Total

 

480

50

430

4º Período

4

Sistemas Estruturais: resistência dos materiais

P

80

 

80

Tecnologia: Materiais de Construção

P

80

 

80

Topografia

P

40

10

30

Representação Digital Artística

P

80

10

70

Projeto de Arquitetura: Condomínio – Área de Lazer

P

80

40

40

Total

 

360

60

300

5º Período

5

Sistema Estruturais: madeira e aço

P

40

 

40

Tecnologia: Técnicas Construtivas

P

80

10

70

Conforto Ambiental – Lumínico

P

40

 

40

História e Teoria da Arquitetura e da Cidade II

P

80

 

80

História e Teoria do Paisagismo

P

80

 

80

Projeto de Arquitetura: Escola

P

80

40

40

Total

 

400

50

350

6º Período

6

Sistemas Estruturais : Fundações e Contenções

P

80

 

80

Instalações Hidráulicas

P

40

 

40

História e Teoria da arquitetura e da Cidade III

P

80

 

80

Técnicas Retrospectivas

P

80

 

80

Projeto Paisagismo

P

80

40

40

Projeto de Arquitetura: Espaço Cultural

P

80

40

40

Total

 

440

80

360

7º Período

7

Ciências Políticas e políticas Contemporâneas

F

80

 

80

Instalações Elétricas

P

40

10

30

Conforto Ambiental – Térmico e Acústico

P

40

 

40

História e Teoria do Planejamento Urbano e Regional

P

80

 

80

Projeto de Patrimônio Histórico Cultural e Artístico

P

80

40

40

Projeto de Arquitetura: Edifício Comercial

P

80

40

 

Estágio Supervisionado I

P

50

50

50

Total

 

450

140

310

8º Período

8

Planejamento, Orçamento e Gestão de Obras

F

40

20

20

Fundamentos de Segurança do Trabalho

P

40

10

30

Projeto Urbanístico

P

80

30

50

Projeto de Arquitetura: Projeto de Interior

P

80

40

40

Projeto de Arquitetura: Projeto de Clínica

P

80

40

40

Estágio Supervisionado II

P

50

50

 

Total

 

370

190

220

9º Período

9

Habitação Social, Origens , Conceitos e Instrumentos

P

80

 

80

Estágio Supervisionado III

P

50

50

 

Total

 

130

50

80

10º Período

10

Disciplina Optativa

P

80

 

80

Estágio Supervisionado IV

P

50

50

 

Trabalho de Conclusão de Curso

TC

100

100

 

Total

 

130

150

80

AACC

 

     
             

                                              

 

Disciplinas Optativas : Libras / Estatística e Probabilidade / Projeto de Urbanização Alternativa / Projeto de Execução Habitacional / Maquetes / Saneamento Urbano

 

De acordo com resolução nº 2 de 17 de junho de 2010.

Legenda:

F – Núcleo de conhecimento de fundamentação

P – Núcleo de conhecimento de Profissionais

TC – Trabalho de Curso

 

Atividades

Carga Horária

Atividades Complementares

200 horas

Estágio Supervisionado

200 horas

Total

400 horas

 

 

Carga Horária – Resumo

Disciplinas

3380 horas

Estágios

200 horas

Atividades Complementares

200 horas

Carga Horária Total em Horas

3780 horas

 

 

Coordenador

Profa. Ma. Marta Burnier - Lattes

Contato - arquitetura@ead.unincor.br

Corpo Docente

Em breve.

Atividades e Avaliações

O curso de Arquitetura e Urbanismo EaD+ é composto por aulas interativas, que exploram recursos visuais e textuais, elaboradas para englobar todos os estilos de aprendizagem. As aulas são reforçadas por meio de exercícios de fixação, que trabalham o conteúdo estudado de forma intuitiva, tal como uma revisão.

 

Durante toda a disciplina o estudante faz diversas Atividades Avaliativas a Distância (AAD), no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e quando termina o conteúdo referente à disciplina o aluno realiza uma Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP).

 

Para ser aprovado é necessário que o aluno obtenha, na somatória das  Atividades Avaliativas à Distância (AAD) e da Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP), nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

 

Tanto a Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) quanto a Atividade Prática Presencial (APP) serão agendadas pelos próprios alunos conforme as datas e locais disponíveis no calendário específico do semestre letivo do aluno.

Encontros Presenciais

O curso de Arquitetura e Urbanismo EaD+ segue a tendência de ensino denominada “Modelo Híbrido”. Isso significa que você terá acesso a um processo de ensino com qualidade tendo a flexibilidade de tempo e horário necessária para a sua formação. Porém, mantendo a realização de encontros presenciais com foco no desenvolvimento das atividades práticas exigidas no processo de formação do futuro licenciado .

 

Quando você deverá comparecer na instituição ?

 

  • Para realização das “Atividades Práticas Presenciais (APP)” previstas na Matriz curricular, sendo realizadas seguindo periodicidade mensal.
  • Para realização da “Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP)”, momento avaliativo de caráter semestral.

 

Polos

O curso de Arquitetura e Urbanismo EaD+ é ofertado no polo de Três Corações.

 

Dúvidas? Fale com o Coordenador Pedagógico: pedagogico@ead.unincor.br.

 

Perfil do Egresso

Um grande leque de atividades é atribuído ao profissional da área de arquitetura e urbanismo, que deverá responder de forma adequada às diversas situações a ele colocadas.

 

O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da UninCor estará apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior.

 

Conseguirá abranger o urbanismo, a edificação e o paisagismo de forma a conservar e valorizar o patrimônio construído e proteger o equilíbrio do ambiente natural utilizando, racionalmente, os recursos disponíveis.

Habilidades e Competências

O curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo possibilitará a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades (Resolução Nº 2/2010 do CNE/CES, Art. 5º):

 

I. O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído;

II. A compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável;

III. As habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários;

IV. O conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo;

V. Os conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa;

VI. O domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional;

VII. Os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infraestrutura urbana;

VIII. A compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações;

IX. O entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas, energéticas e do domínio das técnicas apropriadas a elas associadas;

X. As práticas projetuais e as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades;

XI. As habilidades de desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos, imagens virtuais;

XII. O conhecimento dos instrumentais de informática para tratamento de informações e representação aplicada à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional;

XIII. A habilidade na elaboração e instrumental na feitura e interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação, sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano e regional.

Autoavaliação

A autoavaliação proposta para o Curso de Arquitetura e Urbanismo visa fornecer dados e informações para análise do funcionamento do mesmo, o que permite aferir resultados significativos, possibilitando a criação de alternativas educativas, não só em relação aos conhecimentos, mas, sobretudo, em relação às atividades e competências do futuro profissional que a Instituição pretende formar.

 

Para isso a Autoavaliação do Curso é uma avaliação processual nos vários períodos que envolvem o Curso para obtenção de informações nas diferentes dimensões, trabalhadas pela Coordenação do curso, com acompanhamento da CPA da IES, visando à dinamização do processo pedagógico, com a implementação das mudanças necessárias.

 

O processo autoavaliativo do curso é realizado a cada semestre envolvendo a participação dos discentes, docentes e técnico-administrativos, com pesquisa on-line. O instrumento avaliativo contempla a avaliação da coordenação, do docente, do PPC, do pessoal técnico administrativo e da infraestrutura do curso.

Serão etapas da autoavaliação do curso:

 

·         Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.

·         Definição dos instrumentos a serem utilizados.

·         Desenvolvimento da autoavaliação.

·         Identificação de problemas e conquistas.

·         Identificação de soluções.

·         Divulgação e discussão dos resultados.

·         Elaboração de Plano de Ação.

·         Acompanhamento / Controle.

Formas de Acesso

O ingresso no curso, tal qual como nos outros oferecidos pela IES, ocorre mediante processo de seleção. As inscrições para os processos seletivos são divulgadas em edital próprio juntamente com o manual, no qual constam os cursos oferecidos, com as respectivas vagas de acordo com cada modalidade de ingresso, os prazos de inscrição, a relação e o período das provas, testes, entrevistas ou análise de currículos, os critérios de classificação e desempate e demais informações necessárias ao candidato. 


A Universidade Vale do Rio Verde apresenta as seguintes modalidades de ingresso:


Vestibular - direcionado aos candidatos que concluíram o ensino médio em instituições públicas e privadas de ensino. São aplicadas provas de Português, Redação, Conhecimentos Gerais, Matemática, Física, Química.


Vestibular Online de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova de redação online; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Prova Agendada de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova presencial de redação que será realizada em data previamente escolhida pelo candidato; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Programa Universidade para Todos / ProUni: esta modalidade segue os critérios de seleção  definidos pelo Ministério da Educação.


Acesso via ENEM: contemplará os candidatos que quiserem utilizar a nota por eles obtida em um dos 4 últimos exames do ENEM.


Os candidatos também podem ingressar no curso por meio de transferências internas e externas e obtenção de novo título. No caso de transferências, o aluno deverá apresentar a documentação solicitada. Em relação à obtenção de novo título, a documentação solicitada consiste em diploma original, histórico escolar e programas das disciplinas cursadas. As solicitações, tanto de transferências quanto de obtenção de novo título, serão analisadas conforme a disponibilidade de vagas para o curso pretendido.