Engenharia Ambiental e Sanitária

Bacharelado

8 semestres


O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária EaD da UninCor oferece uma ampla formação composta de disciplinas práticas e teóricas. Para formar profissionais preparados para os novos desafios do mercado de trabalho o curso atua conforme as exigências do Ministério de Educação (MEC). A formação é composta por 300 horas de Estágio Supervisionado, 200 horas de Atividades Acadêmicas Complementares de Curso (AACC) e 80 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).


Sobre o Curso

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária EaD da UninCor oferece uma ampla formação composta de disciplinas práticas e teóricas. Para formar profissionais preparados para os novos desafios do mercado de trabalho o curso atua conforme as exigências do Ministério de Educação (MEC). A formação é composta por 300 horas de Estágio Supervisionado, 200 horas de Atividades Acadêmicas Complementares de Curso (AACC) e 80 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Objetivos

O curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária deve ensejar condições para que o bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, social e econômico da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto visando o desenvolvimento sustentável.


O profissional pode trabalhar de forma ampla tanto no meio urbano quanto no meio rural com projeção e gerenciamento de projetos de preservação da água, descarte de resíduos, tratamento de esgoto ou, ainda ações de proteção e recuperação de áreas degradadas, atenção ao cumprimento da legislação ambiental por parte de empresas e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a área sanitária ou de sustentabilidade. Com estas funções, o Engenheiro Ambiental e Sanitário ganha maior destaque entre os outros profissionais desta área.


Na prática, o bacharel projeta, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. É responsável pelo diagnóstico, avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água, causada por indústrias e construção de residências em áreas vulneráveis, como encostas e mananciais. Pode trabalhar em secretarias municipais e estaduais, ou em pólos industriais e até mesmo possuir sua própria empresa de consultoria ambiental.

Estrutura Curricular

Em breve.

Coordenador

 

Prof. Me. Luiz Antonio Andriatta Ayres - prof.luiz.ayres@unincor.edu.br

Corpo Docente

Em breve.

Atividades e Avaliações

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária EaD é composto por aulas interativas, que exploram recursos visuais e textuais, elaboradas para englobar todos os estilos de aprendizagem. As aulas são reforçadas por meio de exercícios de fixação, que trabalham o conteúdo estudado de forma intuitiva, tal como uma revisão.


Durante toda a disciplina o estudante faz diversas Atividades Avaliativas a Distância (AAD), no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e quando termina o conteúdo referente à disciplina o aluno realiza uma Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP).


Para ser aprovado é necessário que o aluno obtenha, na somatória das Atividades Avaliativas à Distância (AAD) e da Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP), nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.
Tanto a Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) quanto a Atividade Prática Presencial (APP) serão agendadas pelos próprios alunos conforme as datas e locais disponíveis no calendário específico do semestre letivo do aluno.

Encontros Presenciais

Na EaD quando você precisa comparecer presencialmente na instituição?

  • Para realização das “Atividades Práticas Presenciais (APP)” previstas na Matriz curricular, sendo realizadas seguindo periodicidade mensal.
  • Para realização da “Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP)”, momento avaliativo de caráter semestral.


Os encontros são oferecidos as sextas-feiras e sábados, em datas pré-definidas no Calendário Acadêmico.

Polos

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária EaD é ofertado no polo de:
 

  • Três Corações
Perfil do Egresso

O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária entende que a formação do aluno de graduação se dá a partir da sua entrada na Academia e continua permanentemente durante o curso e posteriormente a ele. Este profissional deve estar em consonância com os princípios propostos para a educação no século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Habilidades e Competências

A formação do Engenheiro Ambiental e Sanitária tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:


1 - Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
2 - Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
3 - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
4 - Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
5 - Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
6 - Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
7 - Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
8 - Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
9 - Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
10 - Atuar em equipes multidisciplinares;
11 - Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
12 - Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
13 - Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
14 - Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Autoavaliação

A autoavaliação proposta para o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária visa fornecer dados e informações para análise do funcionamento do mesmo, o que permite aferir resultados significativos, possibilitando a criação de alternativas educativas, não só em relação aos conhecimentos, mas, sobretudo, em relação às atividades e competências do futuro profissional que a Instituição pretende formar.

 

(Clique aqui para mais informações sobre a Autoavaliação do curso)

Formas de Acesso

O ingresso no curso, tal qual como nos outros oferecidos pela IES, ocorre mediante processo de seleção. As inscrições para os processos seletivos são divulgadas em edital próprio juntamente com o manual, no qual constam os cursos oferecidos, com as respectivas vagas de acordo com cada modalidade de ingresso, os prazos de inscrição, a relação e o período das provas, testes, entrevistas ou análise de currículos, os critérios de classificação e desempate e demais informações necessárias ao candidato. 


A Universidade Vale do Rio Verde apresenta as seguintes modalidades de ingresso:


Vestibular Online de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova de redação online; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Prova Agendada de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova presencial de redação que será realizada em data previamente escolhida pelo candidato; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Programa Universidade para Todos / ProUni: esta modalidade segue os critérios de seleção  definidos pelo Ministério da Educação.


Acesso via ENEM: contemplará os candidatos que quiserem utilizar a nota por eles obtida em um dos 4 últimos exames do ENEM.


Os candidatos também podem ingressar no curso por meio de transferências internas e externas e obtenção de novo título. No caso de transferências, o aluno deverá apresentar a documentação solicitada. Em relação à obtenção de novo título, a documentação solicitada consiste em diploma original, histórico escolar e programas das disciplinas cursadas. As solicitações, tanto de transferências quanto de obtenção de novo título, serão analisadas conforme a disponibilidade de vagas para o curso pretendido.

Infraestrutura física e virtual do curso

Infraestrutura Física dos Laboratórios e Clínicas

A UninCor oferece uma ampla estrutura de laboratórios para seus alunos. O ensino da técnica se aproxima ao máximo da experiência que será vivenciada no mercado de trabalho, em que os discentes serão inseridos.


Com o objetivo de formar profissionais competentes, a UninCor disponibiliza a prática com equipamentos e materiais de qualidade, bem como sua utilização e biossegurança, que é de fundamental importância no resultado final da técnica, além de reproduzir o interesse pela pesquisa por meio da iniciação científica, grupos de pesquisa e TCC.


As aulas em Laboratórios se realizam através de experimentações, ensaios práticos, desenvolvimento de atividades de pesquisa, observação e manipulação, sob a supervisão dos professores dos respectivos conteúdos e/ou monitores, de acordo com a complexidade e finalidade da prática laboratorial.


Todos os laboratórios possuem regulamento próprio, com as normas de funcionamento, utilização e segurança.


Acesso à Informática

A UninCor conta com as seguintes TICs: data show móvel para as aulas nas salas; computadores à disposição dos alunos para estudos e pesquisas, também com acesso à internet e integrados em rede nos laboratórios de informática; o sistema de controle acadêmico adotado na Universidade (Perseus) é totalmente informatizado, possibilitando que alunos e professores tenham acesso remoto às informações; o Moodle é a plataforma que possui todas as ferramentas pedagógicas necessárias para a realização das atividades a distância; o acervo da biblioteca também é todo informatizado, o que facilita a busca pelos alunos de bibliografias e outros materiais.


A biblioteca também possui um Laboratório de Informática próprio, com computadores modernos disponibilizados aos acadêmicos. A Instituição possui rede wireless, com conexão disponível em diversos lugares devido aos vários pontos de acesso instalados, proporcionando flexibilidade ao otimizar a utilização de laptops, redes de dados, entre outros.


Têm por finalidade oferecer apoio ao ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UninCor.


São atividades sob responsabilidade do laboratório de informática:

  • Suporte e treinamento de usuários.
  • Pesquisa e análise de softwares para uso na rede, definindo a viabilidade de aquisição dos mesmos.
  • Pesquisa e análise de softwares para uso na rede, definindo a viabilidade de aquisição dos mesmos.
  • Disponibilidade de equipamentos e softwares para aulas práticas.
  • Disponibilidade de acesso à internet para os usuários.