Engenharia Civil

Bacharelado

10 semestres


O curso de Engenharia Civil EaD+ oferece mais de 3.800 horas de aulas teóricas e práticas por meio das quais o aluno aprende cálculo, geometria, mecânica dos solos, dos fluídos, resistência dos materiais, planejamento e controle de obras, fundações, instalações hidráulicas e elétricas, construção pontes, barragens, edifícios, entre outros conteúdos específicos.

 

O engenheiro civil é um profissional com ampla formação multidisciplinar, é o responsável pelo planejamento, projeto e execução de obras de infraestrutura em todos os segmentos. Tem como atribuição profissional projetar, construir, analisar e enfrentar os problemas relacionados às edificações.

 

O mercado de trabalho absorve com muita facilidade estes profissionais, que podem atuar nos setores público e privado. O engenheiro civil é um dos profissionais de engenharia mais requisitados, por possuir uma formação com base forte em matemática, física, além dos conhecimentos administrativos e econômicos.


Sobre o Curso

O curso de Engenharia Civil EaD+ da UninCor oferece uma ampla formação composta por 3870 horas de disciplinas práticas e teóricas. Para formar profissionais preparados para os novos desafios do mercado de trabalho o curso atua conforme as exigências do Ministério de Educação (MEC). A formação é composta por 400 horas de Estágio Supervisionado, 200 horas de Atividades Acadêmicas Complementares de Curso (AACC) e 80 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Objetivos

Formar profissionais arrojados e preparados para projetar, gerenciar e executar obras diversas, desde pequenas edificações a pontes, barragens, túneis, fundações, contenção e estabilidade de taludes, abastecimento de água, recursos hídricos, controle de cheias, aproveitamentos hidrelétricos; irrigação e drenagem, tratamento de água e esgoto, disposição de resíduos sólidos e controle da poluição hídrica, infraestrutura de transportes, portos, aeroportos, vias navegáveis, estradas, planejamento e operação de transportes.

 

A formação destes profissionais conta com o suporte de professores especialistas, mestres e doutores e de uma equipe técnica capacitada. Assim, o futuro Engenheiro Civil estará capacitado para atuar em diversos setores da construção civil, por meio de umas das carreiras mais promissoras da atualidade.

 

A formação do engenheiro civil abrange as áreas de projeto e execução de estruturas, construção civil, saneamento básico, transportes e aproveitamento de recursos naturais.

Estrutura Curricular

Em breve.

Coordenador

Profa. Ma. Marta Maria Burnier Ganimi - Lattes

Contato - engenhariacivil@ead.unincor.br

Corpo Docente

Em breve.

Atividades e Avaliações

O curso de Engenharia Civil EaD+ é composto por aulas interativas, que exploram recursos visuais e textuais, elaboradas para englobar todos os estilos de aprendizagem. As aulas são reforçadas por meio de exercícios de fixação, que trabalham o conteúdo estudado de forma intuitiva, tal como uma revisão.

 

Durante toda a disciplina o estudante faz diversas Atividades Avaliativas a Distância (AAD), no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e quando termina o conteúdo referente à disciplina o aluno realiza uma Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP).

 

Para ser aprovado é necessário que o aluno obtenha, na somatória das  Atividades Avaliativas à Distância (AAD) e da Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP), nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

 

Tanto a Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) quanto a Atividade Prática Presencial (APP) serão agendadas pelos próprios alunos conforme as datas e locais disponíveis no calendário específico do semestre letivo do aluno.

Encontros Presenciais

O curso de Engenharia Civil EaD+ segue a tendência de ensino denominada “Modelo Híbrido”. Isso significa que você terá acesso a um processo de ensino com qualidade tendo a flexibilidade de tempo e horário necessária para a sua formação. Porém, mantendo a realização de encontros presenciais com foco no desenvolvimento das atividades práticas exigidas no processo de formação do futuro licenciado .

 

Quando você deverá comparecer na instituição ?

 

  • Para realização das “Atividades Práticas Presenciais (APP)” previstas na Matriz curricular, sendo realizadas seguindo periodicidade quinzenal.
  • Para realização da “Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP)”, momento avaliativo de caráter semestral.
Polos

O curso de Engenharia Civil EaD+ é ofertado no polo de:
 

  • Três Corações

 

Dúvidas? Fale com o Coordenador Pedagógico: pedagogico@ead.unincor.br.

Perfil do Egresso
Habilidades e Competências
Autoavaliação
Formas de Acesso

O ingresso no curso, tal qual como nos outros oferecidos pela IES, ocorre mediante processo de seleção. As inscrições para os processos seletivos são divulgadas em edital próprio juntamente com o manual, no qual constam os cursos oferecidos, com as respectivas vagas de acordo com cada modalidade de ingresso, os prazos de inscrição, a relação e o período das provas, testes, entrevistas ou análise de currículos, os critérios de classificação e desempate e demais informações necessárias ao candidato. 


A Universidade Vale do Rio Verde apresenta as seguintes modalidades de ingresso:


Vestibular - direcionado aos candidatos que concluíram o ensino médio em instituições públicas e privadas de ensino. São aplicadas provas de Português, Redação, Conhecimentos Gerais, Matemática, Física, Química.


Vestibular Online de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova de redação online; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Prova Agendada de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova presencial de redação que será realizada em data previamente escolhida pelo candidato; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Programa Universidade para Todos / ProUni: esta modalidade segue os critérios de seleção  definidos pelo Ministério da Educação.


Acesso via ENEM: contemplará os candidatos que quiserem utilizar a nota por eles obtida em um dos 4 últimos exames do ENEM.


Os candidatos também podem ingressar no curso por meio de transferências internas e externas e obtenção de novo título. No caso de transferências, o aluno deverá apresentar a documentação solicitada. Em relação à obtenção de novo título, a documentação solicitada consiste em diploma original, histórico escolar e programas das disciplinas cursadas. As solicitações, tanto de transferências quanto de obtenção de novo título, serão analisadas conforme a disponibilidade de vagas para o curso pretendido.