Tecnologia em Recursos Humanos

Tecnólogo

4 semestres


Este tecnólogo desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. Participa, ainda, da execução da política salarial da organização.

 

É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Também planeja programas que visem a melhoria da qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários.


Sobre o Curso

O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EaD+ da UninCor oferece uma ampla formação composta por 1700 horas de disciplinas práticas e teóricas distribuídas ao longo de dois (02) anos, ou seja, quatro (4) semestres; com o objetivo de formar profissionais preparados para os novos desafios do mercado de trabalho o curso atua conforme as exigências do Ministério de Educação (MEC).

Objetivos

Os principais objetivos do curso, refere-se a formação de um profissional capaz de :

 

- Planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios.

- Desenvolver planos de carreira.

- Promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias).

- Planejar programas de qualidade de vida no trabalho.

- Especificar e gerencia sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização.

- Avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores.

- Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Estrutura Curricular

 

Semestre

Disciplina

Núcleo

CH

Total

CH

Prática

CH

Teórica

1º Período

1

MATEMÁTICA

 

80

 

80

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

 

80

 

80

COMUNICAÇÃO E PROCESSO CIENTÍFICO

 

80

 

80

ECONOMIA

 

80

 

80

PROJETO INTEGRADOR (EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO)

 

80

40

40

Total

 

400

40

360

2º Período

2

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO

 

80

 

80

MATEMÁTICA FINANCEIRA

 

80

10

70

DIREITO TRIBUTÁRIO E FISCAL

 

40

 

40

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

 

80

 

80

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

40

10

30

PROJETO INTEGRADOR (RESPONSABILIDADE SOCIAL, EDUCAÇÃO, ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO)

 

80

40

40

Total

 

400

60

340

3º Período

3

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO

 

80

 

 80

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

 

80

 

80

ESTATÍSTICA

 

40

10

30

ESTRATÉGIAS DE LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES

 

80

 

80

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

 

80

 

80

PROJETO INTEGRADOR (MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE)

 

80

40

40

Total

 

440

50

390

4º Período

4

DIREITO TRABALHISTA / PREVIDENCIÁRIO

 

40

 

40

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

 

80

10

70

MEDICINA, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

 

80

 

80

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

40

 

40

OPTATIVA

 

40

 

40

GESTÃO DE MARKETING E SERVIÇOS

 

80

 

80

 

 

 

 

 

Total

 

360

10

350

                                  

Carga Horária – Resumo

Disciplinas

1600

Estágios

-

Atividades Complementares

100

Carga Horária Total em Horas

1700

 

Coordenador

 

Contato: pedagogico@ead.unincor.br

Corpo Docente

Em breve.

Atividades e Avaliações

O curso de Tecnologia em Recursos Humanos EaD+ é composto por aulas interativas, que exploram recursos visuais e textuais, elaboradas para englobar todos os estilos de aprendizagem. As aulas são reforçadas por meio de exercícios de fixação, que trabalham o conteúdo estudado de forma intuitiva, tal como uma revisão.

 

Durante toda a disciplina o estudante faz diversas Atividades Avaliativas a Distância (AAD), no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e quando termina o conteúdo referente à disciplina o aluno realiza uma Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP).

 

Para ser aprovado é necessário que o aluno obtenha, na somatória das  Atividades Avaliativas à Distância (AAD) e da Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP), nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

 

Tanto a Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) quanto a Atividade Prática Presencial (APP) serão agendadas pelos próprios alunos conforme as datas e locais disponíveis no calendário específico do semestre letivo do aluno.

Encontros Presenciais

Na EaD+ quando você precisa comparecer presencialmente na instituição?

 

  • Para realização das “Atividades Práticas Presenciais (APP)” previstas na Matriz curricular, sendo realizadas seguindo periodicidade mensal.

  • Para realização da “Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP)”, momento avaliativo de caráter semestral.

 

Os encontros são oferecidos as sextas-feiras e sábados, em datas pré-definidas no Calendário Acadêmico.

Polos

O curso de Tecnologia em Recursos Humanos EaD+ é ofertado nos polos de:

 

  • Três Corações
  • Betim
  • Pará de Minas
  • Belo Horizonte
  • Caxambu
  • Pouso Alegre

 

Dúvidas? Fale com o Coordenador Pedagógico: pedagogico@ead.unincor.br
 

Perfil do Egresso
Habilidades e Competências
Autoavaliação
Formas de Acesso

O ingresso no curso, tal qual como nos outros oferecidos pela IES, ocorre mediante processo de seleção. As inscrições para os processos seletivos são divulgadas em edital próprio juntamente com o manual, no qual constam os cursos oferecidos, com as respectivas vagas de acordo com cada modalidade de ingresso, os prazos de inscrição, a relação e o período das provas, testes, entrevistas ou análise de currículos, os critérios de classificação e desempate e demais informações necessárias ao candidato. 


A Universidade Vale do Rio Verde apresenta as seguintes modalidades de ingresso:


Vestibular - direcionado aos candidatos que concluíram o ensino médio em instituições públicas e privadas de ensino. São aplicadas provas de Português, Redação, Conhecimentos Gerais, Matemática, Física, Química.


Vestibular Online de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova de redação online; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Prova Agendada de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova presencial de redação que será realizada em data previamente escolhida pelo candidato; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Programa Universidade para Todos / ProUni: esta modalidade segue os critérios de seleção  definidos pelo Ministério da Educação.


Acesso via ENEM: contemplará os candidatos que quiserem utilizar a nota por eles obtida em um dos 4 últimos exames do ENEM.


Os candidatos também podem ingressar no curso por meio de transferências internas e externas e obtenção de novo título. No caso de transferências, o aluno deverá apresentar a documentação solicitada. Em relação à obtenção de novo título, a documentação solicitada consiste em diploma original, histórico escolar e programas das disciplinas cursadas. As solicitações, tanto de transferências quanto de obtenção de novo título, serão analisadas conforme a disponibilidade de vagas para o curso pretendido.