Letras

Licenciatura

8 semestres


O Curso de Graduação em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas EaD+ é composto por estudos linguísticos, literários e de língua portuguesa, que visam formar um profissional capacitado para atuar no campo acadêmico e na pesquisa, além de realizar projetos e assessorias relacionados à área. A formação do profissional da área de Letras deve atender às necessidades gerais da Educação, com ênfase na qualificação linguística, literária, didática e pedagógica para atuar em diversos contextos de ensino, assegurando a qualidade da aprendizagem e a formação sólida dos aprendizes envolvidos.


Sobre o Curso

O Curso de Graduação em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas EaD+ se caracteriza por formar um profissional com competências para a docência e a pesquisa na área por meio do intercâmbio entre experiências teóricas e práticas, pautadas pelo compromisso ético e pelo respeito, e pela compreensão dos mecanismos de construção da linguagem em suas diversas modalidades.
 

O profissional formado no curso deverá colocar seu conhecimento teórico a serviço da construção da autonomia e da cidadania de seus alunos, bem como deverá fomentar a solidariedade em seu meio de atuação, transformando o ambiente de sala de aula em um espaço crítico-reflexivo e aberto ao exercício da alteridade. O licenciado em Letras deve ter condições de, em face de novas realidades, examinar, diagnosticar e propor soluções pedagógicas eficientes que contribuam para a afirmação do espaço da escola como lugar de construção conjunta e contínua do conhecimento.
 

A partir do segundo ano do curso, o discente interessado pode desenvolver pesquisa de iniciação científica de maneira voluntária ou com o auxílio de bolsas de pesquisa, concedidas por meio da seleção em respostas a editais. As pesquisas são orientadas por docentes do curso, considerando vagas disponíveis e a liberação de editais de agências de fomentos, das quais se destaca a própria instituição, por meio da Fundação Comunitária Tricordiano de Educação (FCTE).

Objetivos
  • Formar um profissional habilitado ao exercício docente em Língua Portuguesa e suas Literaturas, com visão ética e humana, capaz de interagir no ambiente escolar de maneira criativa e crítica. 
  • Promover o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, visando à formação do indivíduo inserido na comunidade.
  • Desenvolver habilidades para educar o ser humano, individual e/ou coletivamente;
  • Oportunizar ao discente uma atuação inter e multiprofissional, por meio de situações práticas de aprendizagem;
  • Estimular a formação de uma postura ético-profissional, compatível com as ações em sala de aula, com vistas ao fortalecimento do exercício da cidadania;
  • Propiciar ao discente o desenvolvimento de uma consciência crítica da função social do professor de língua portuguesa e de suas literaturas;
  • Formar professores críticos e conscientes das realidades artísticas, culturais, sociais e étnicas em que estão inseridos;
  • Despertar a sensibilidade cultural do discente, entendendo a fruição das artes (nas quais se encontra a Literatura) como um direito humano fundamental;
  • Viabilizar pesquisa científica e tecnológica na área de Letras, na habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas;
  • Proporcionar oportunidade de formação acadêmica, por meio de atividades integradas entre ensino, pesquisa e extensão.
Estrutura Curricular

 

Semestre

Disciplina

 

CH

Total

CH

Prática

CH

Teórica

1º Período

1

Comunicação e Processo Científico

 

80

 

80

Didática e Planejamento

 

40

 

40

PIN: Empreendedorismo, liderança, Criatividade e inovação

 

80

40

40

Introdução aos Estudos literários

 

40

 

40

Linguística Aplicada

 

40

 

40

Estudos Linguísticos I

 

40

 

40

Total

 

320

40

280

2º Período

2

Desenvolvimento do Pensamento Filosófico

 

80

 

80

Políticas Organização Escolar

 

80

 

80

Língua Brasileira de Sinais

 

80

 

80

PIN: Educação Étnico-racial e de Gênero

 

80

40

40

Teoria da Poesia

 

60

 

60

Fonética e Fonologia

 

40

 

40

Morfologia

 

40

 

40

Total

 

460

40

420

3º Período

3

Desenvolvimento Social e Humano

 

80

 

80

Psicologia da Educação

 

80

 

80

Prática de Formação (Ambiente Escolar)

 

60

30

30

PIN: Sustentabilidade e Desenvolvimento

 

80

40

40

Linguística Textual

 

40

 

40

Alfabetização e Letramento

 

80

 

80

Estudos Linguísticos II

 

40

 

40

Total

 

460

70

390

4º Período

4

PIN: Linguagem, Expressão e Desenvolvimento Pessoal

 

80

40

40

Prática de formação (Escola e Sociedade)

 

60

30

30

Sintaxe

 

40

 

40

Teoria da Narrativa

 

60

 

60

Fundamentos em Análise do Discurso

 

40

 

40

Poesia Braisleira

 

40

 

40

Total

 

320

70

250

5º Período

5

Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas

 

80

 

80

Sustentabilidade e Desenvolvimento

 

80

 

80

Prática de Formação (O aluno e o Contexto Escolar)

 

60

30

30

Estágio Supervisionado (Educação Infantil / Ensino Fundamental – séries iniciais )

 

100

100

 

Poesia portuguesa

 

40

 

40

Genêros Textuais e Discursivos

 

60

 

60

Narrativa Brasileira

 

40

 

40

Total

 

460

130

330

6º Período

6

Prática de Formação (Interdisciplinaridade e Contextualização)

 

60

30

30

Estágio Supervisionado (Ensino Fundamental – séries Finais / Ensino Médio)

 

100

100

 

Sociolinguística

 

40

 

40

Narrativa Portuguesa

 

40

 

40

Semântica e Pragmática

 

40

 

40

Literatura e Cultura Africanas

 

40

 

40

Práticas em Análise do Discurso

 

60

 

60

Total

 

380

130

250

7º Período

7

Prática de Formação (Educação Inclusiva)

 

60

30

30

Estágio Supervisionado (Educação de Jovens e Adultos / Ensino Profissionalizante)

 

100

100

 

Trabalho de Conclusão de Curso I

 

40

 

40

Tópicos especiais em Análise do Discurso Político e Midiático

 

40

 

40

Literatura infanto-juvenil

 

40

 

40

Total

 

280

130

150

8º Período

8

Disciplina Optativa

 

40

 

40

Prática de Formação (Processos Avaliativos)

 

100

50

50

Trabalho de Conclusão de curso II

 

40

20

20

Tendências Atuais da Literatura Braisleira

 

40

 

40

Estágio Supervisionado (Gestão educacional e Educação não formal)

 

100

100

 

Total

 

320

170

150

AACC

 

200

   

                                              

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso

Atividades

Carga Horária

Atividades Complementares

200

Estágio Supervisionado

400

Total

600

 

Carga Horária – Resumo

Disciplinas

2200

Prática de Formação

400

Estágios

400

Atividades Complementares

200

Carga Horária Total em Horas

3200

 

Coordenador

Prof.ª Dr.ª Cilene Margarete Pereira

letras@ead.unincor.br

Corpo Docente

Alessandra Alves de Carvalho Nogare - Lattes

Ana Miriam Carneiro Rodriguez - Lattes 

Cilene Margarete Pereira - Lattes

Daniel Santos Ribeiro - Lattes 

Eliane Feitoza Oliveira - Lattes

Luciana Barcelos Penha Pereira - Lattes

Luciano Marcos Dias Cavalcanti - Lattes

Maria Alzira Leite - Lattes

Samuel Carvalho dos Santos - Lattes

Terezinha Richartz Santana - Lattes

Thayse Figueira Guimarães - Lattes

Zionel Santana - Lattes

Atividades e Avaliações

O curso de Letras EaD+ é composto por aulas interativas, que exploram recursos visuais e textuais, elaboradas para englobar todos os estilos de aprendizagem. As aulas são reforçadas por meio de exercícios de fixação, que trabalham o conteúdo estudado de forma intuitiva, tal como uma revisão.

 

Durante toda a disciplina o estudante faz diversas Atividades Avaliativas a Distância (AAD), no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e quando termina o conteúdo referente à disciplina o aluno realiza uma Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP).

 

Para ser aprovado é necessário que o aluno obtenha, na somatória das  Atividades Avaliativas à Distância (AAD) e da Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) e/ou Atividade Prática Presencial (APP), nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

 

Tanto a Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP) quanto a Atividade Prática Presencial (APP) serão agendadas pelos próprios alunos conforme as datas e locais disponíveis no calendário específico do semestre letivo do aluno.
 

Encontros Presenciais

Na EaD+ quando você precisa comparecer presencialmente na instituição?

 

  • Para realização das “Atividades Práticas Presenciais (APP)” previstas na Matriz curricular, sendo realizadas seguindo periodicidade mensal.

  • Para realização da “Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP)”, momento avaliativo de caráter semestral.

 

Os encontros são oferecidos as sextas-feiras e sábados, em datas pré-definidas no Calendário Acadêmico.

Polos

O curso de Letras EaD+ é ofertado nos polos de:

 

  • Três Corações
  • Betim
  • Pará de Minas
  • Belo Horizonte
  • Caxambu
  • Pouso Alegre

 

Dúvidas? Fale com o Coordenador Pedagógico: pedagogico@ead.unincor.br.