Letras

Licenciatura

8 semestres


O Curso de Graduação em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas EaD+ é composto por estudos linguísticos, literários e de língua portuguesa, que visam formar um profissional capacitado para atuar no campo acadêmico e na pesquisa, além de realizar projetos e assessorias relacionados à área. A formação do profissional da área de Letras deve atender às necessidades gerais da Educação, com ênfase na qualificação linguística, literária, didática e pedagógica para atuar em diversos contextos de ensino, assegurando a qualidade da aprendizagem e a formação sólida dos aprendizes envolvidos.


Sobre o Curso

O Curso de Graduação em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas EaD+ se caracteriza por formar um profissional com competências para a docência e a pesquisa na área por meio do intercâmbio entre experiências teóricas e práticas, pautadas pelo compromisso ético e pelo respeito, e pela compreensão dos mecanismos de construção da linguagem em suas diversas modalidades.
 

O profissional formado no curso deverá colocar seu conhecimento teórico a serviço da construção da autonomia e da cidadania de seus alunos, bem como deverá fomentar a solidariedade em seu meio de atuação, transformando o ambiente de sala de aula em um espaço crítico-reflexivo e aberto ao exercício da alteridade. O licenciado em Letras deve ter condições de, em face de novas realidades, examinar, diagnosticar e propor soluções pedagógicas eficientes que contribuam para a afirmação do espaço da escola como lugar de construção conjunta e contínua do conhecimento.
 

A partir do segundo ano do curso, o discente interessado pode desenvolver pesquisa de iniciação científica de maneira voluntária ou com o auxílio de bolsas de pesquisa, concedidas por meio da seleção em respostas a editais. As pesquisas são orientadas por docentes do curso, considerando vagas disponíveis e a liberação de editais de agências de fomentos, das quais se destaca a própria instituição, por meio da Fundação Comunitária Tricordiano de Educação (FCTE).

Objetivos
  • Formar um profissional habilitado ao exercício docente em Língua Portuguesa e suas Literaturas, com visão ética e humana, capaz de interagir no ambiente escolar de maneira criativa e crítica. 
  • Promover o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, visando à formação do indivíduo inserido na comunidade.
  • Desenvolver habilidades para educar o ser humano, individual e/ou coletivamente;
  • Oportunizar ao discente uma atuação inter e multiprofissional, por meio de situações práticas de aprendizagem;
  • Estimular a formação de uma postura ético-profissional, compatível com as ações em sala de aula, com vistas ao fortalecimento do exercício da cidadania;
  • Propiciar ao discente o desenvolvimento de uma consciência crítica da função social do professor de língua portuguesa e de suas literaturas;
  • Formar professores críticos e conscientes das realidades artísticas, culturais, sociais e étnicas em que estão inseridos;
  • Despertar a sensibilidade cultural do discente, entendendo a fruição das artes (nas quais se encontra a Literatura) como um direito humano fundamental;
  • Viabilizar pesquisa científica e tecnológica na área de Letras, na habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas;
  • Proporcionar oportunidade de formação acadêmica, por meio de atividades integradas entre ensino, pesquisa e extensão.
Estrutura Curricular

Semestre

Disciplina

Carga Horária

Prática

Teórica

1º semestre

Comunicação e Processo Científico

80

 

80

Didática e Planejamento

40

 

40

PIN: Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação

80

40

40

Introdução aos Estudos Literários

80

 

80

Linguística Aplicada

40

 

40

Estudos Linguísticos I

40

 

40

Subtotal

360

40

320

2º semestre

Desenvolvimento do Pensamento Filosófico

80

 

80

Política Organização Escolar

80

 

80

Língua Brasileira de Sinais

80

 

80

PIN: Educação Étnico-racial e de Gênero

80

40

40

Teoria da Poesia

60

 

60

Fonética e Fonologia

40

 

40

Morfologia

40

 

40

Subtotal

460

40

420

3º semestre

Desenvolvimento Social e humano

80

 

80

Psicologia da educação

80

 

80

Prática de Formação (Ambiente Escolar)

60

30

30

PIN: Sustentabilidade e desenvolvimento

80

40

40

Linguística Textual

40

 

40

Alfabetização e Letramento

80

 

80

Estudos Linguísticos II

40

 

40

Subtotal

460

70

390

4º semestre

PIN: Linguagem, Expressão e Desenvolvimento Pessoal

80

40

40

Prática de Formação (Escola e Sociedade)

60

30

30

Sintaxe

40

 

40

Teoria Narrativa

60

 

60

Fundamentos em Análise do Discurso

60

 

60

Poesia Brasileira

40

 

40

Subtotal

340

70

270

5º semestre

Ciências políticas e Políticas Contemporâneas

80

 

80

Sustentabilidade e Desenvolvimento

80

 

80

Prática de Formação (O aluno e o Contexto Escolar)

60

30

30

Estágio Supervisionado (Educação Infantil / Ensino Fundamental – séries iniciais)

100

100

 

Poesia Portuguesa

40

 

40

Gêneros Textuais e Discursivos

40

 

40

Narrativa Brasileira

40

 

40

Subtotal

440

130

310

6º semestre

Prática de Formação (Interdisciplinaridade e Contextualização)

60

30

30

Estágio Supervisionado (Ensino Fundamental – Séries Finais / Ensino Médio)

100

100

 

Sociolinguística

40

 

40

Narrativa Portuguesa

40

 

40

Semântica e Pragmática

40

 

40

Literatura e Cultura Africanas

40

 

40

Subtotal

320

130

190

7º semestre

Prática de Formação (Educação Inclusiva)

60

30

30

Estágio Supervisionado (Educação de Jovens e Adultos/ Ensino Profissionalizante)

100

100

 

Trabalho de Conclusão de Curso I

40

 

40

Práticas em Análise do Discurso

60

 

60

Literatura infanto-juvenil

40

 

40

Subtotal

300

130

170

8º semestre

Disciplina Optativa

40

 

40

Prática de Formação (Processos Avaliativos)

100

50

50

Trabalho de Conclusão de Curso II

40

20

20

Tendências Atuais da Literatura Brasileira

40

 

40

Estágio Supervisionado (Gestão Educacional e Educação Não Formal)

100

100

 

Subtotal

320

170

150

X

AACC

200

 

 

 

Outras informações:

Disciplinas Optativas

 

Carga Horária

 Linguagem e Tecnologia

40 horas

 Literatura Comparada

 40 horas

 Crítica Literária

 40 horas

 Tópicos Especiais em análise do discurso político

 40 horas

 Tópicos Especiais em análise do discurso midiático

 40 horas

 

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso

 

Carga Horária

 Atividades Complementares

 200 horas

 Estágio Supervisionado

 400 horas

 Trabalho de Conclusão de Curso

 80 horas

 Total

 680 horas

 

Carga Horária – Resumo

 Disciplinas

 2600 horas

 Estágios

 400 horas

 Atividades Complementares

 200 horas

 Carga Horária Total em Horas

  3200 horas

Coordenador

Prof.ª Dr.ª Cilene Margarete Pereira

letras@ead.unincor.br

Corpo Docente

Alessandra Alves de Carvalho Nogare - Lattes

 

Amanda Heiderich Marchon - Lattes

 

Ana Miriam Carneiro Rodriguez - Lattes 

 

Cilene Margarete Pereira - Lattes

 

Cléber Araújo Cabral - Lattes

 

Daniel Santos Ribeiro - Lattes 

 

Diogo Nonato Reis Pereira - Lattes

 

Letícia Rodrigues da Fonseca - Lattes

 

Luciana Barcelos Penha Pereira - Lattes

 

Luciano Marcos Dias Cavalcanti - Lattes

 

Luiz Antonio Andriatta Ayres - Lattes

 

Renan Belmonte Mazzola - Lattes

 

Tânia Brito do Prado - Lattes

 

Terezinha Richartz Santana - Lattes

 

Zionel Santana - Lattes

Atividades e Avaliações


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Encontros Presenciais

Na EaD+ quando você precisa comparecer presencialmente na instituição?

  • Para realização das “Atividades Práticas Presenciais (APP)” previstas na Matriz curricular, sendo realizadas seguindo periodicidade mensal.

  • Para realização da “Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP)”, momento avaliativo de caráter semestral.

Os encontros são oferecidos as sextas-feiras e sábados, em datas pré-definidas no Calendário Acadêmico.

 

O curso de Letras realiza, em conjunto com o Programa de Mestrado em Letras, uma séria de atividades presenciais e extensionistas para a formação complementar de seu discente, tais como oficinas, cursos e palestras, além de eventos científicos. 

 

Baixe o arquivo em PDF disponível no link abaixo e veja nossos cursos, oficinas e eventos.

 

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Polos

O curso de Letras EaD+ é ofertado nos polos de:

 

  • Três Corações
  • Betim
  • Belo Horizonte
  • Caxambu

 

Dúvidas? Fale com o Coordenador Pedagógico: pedagogico@ead.unincor.br.

Perfil do Egresso

O egresso formado pelo Curso de Graduação em Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas (EAD) da UninCor se caracteriza por uma formação profissional com competências para a docência e a pesquisa na área de Letras por meio do intercâmbio entre experiências teóricas e práticas, pautadas pelo compromisso ético e pelo respeito e pela compreensão dos mecanismos de construção da linguagem em suas diversas modalidades. 


O profissional formado no curso deverá colocar seu conhecimento teórico a serviço da construção da autonomia e da cidadania de seus alunos, bem como deverá fomentar a solidariedade em seu meio de atuação, transformando o ambiente de sala de aula em um espaço crítico-reflexivo e aberto ao exercício da alteridade. 


O licenciado em Letras deve ter condições de, em face de novas realidades, examinar, diagnosticar e propor soluções pedagógicas eficientes que contribuam para a afirmação do espaço da escola como lugar de construção conjunta e contínua do conhecimento.

Habilidades e Competências
  • Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e manifestações culturais;
  • Estabelecer novas relações com contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
  • Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
  • Compreender a política educacional no contexto das políticas sociais e públicas, reconhecendo os perfis diversos dos aprendizes e dos múltiplos contextos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Literaturas;
  • Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de ordem pedagógico-linguístico-literária, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de aprendizagem, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança.
  • Reconhecer as relações de trabalho e sua influência nos contextos de aprendizagem da língua portuguesa e literaturas;
  • Atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos na área de ensino de língua portuguesa e literaturas;
  • Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em ensino de língua portuguesa e literaturas;
  • Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para lecionar língua portuguesa e literaturas;
  • Atuar em diferentes cenários da prática profissional, considerando os diversos e distintos perfis dos vários contextos de aprendizagem existentes (escola regular pública e privada, ONG’s, cursos profissionalizantes, etc.), sabendo lidar com as diferenças e equilibrando as práticas de modo a oferecer ensino de língua portuguesa e literaturas que atenda às demandas específicas de cada contexto;
  • Identificar as necessidades individuais e coletivas de aprendizagem de língua portuguesa e literaturas, seus condicionantes e determinantes (de natureza pedagógica, cognitiva, afetiva, psicomotora, social e política);
  • Compatibilizar as características profissionais dos docentes de língua portuguesa e literaturas com as diferentes demandas (de natureza cognitiva, afetiva, psicomotora e social) dos aprendizes;
  • Integrar as ações docentes em língua portuguesa e literaturas às ações multiprofissionais. Gerenciar o processo de docência em língua portuguesa e literaturas com princípios de ética com resolutividade tanto em nível individual quanto coletivo, em todos os âmbitos da atuação profissional;
  • Desenvolver, participar e praticar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
  • Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;
  • Interferir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente construtor e transformador deste processo;
  • Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema educacional em língua portuguesa e literaturas;
  • Assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos que envolvam língua portuguesa e literaturas de ordem social, pedagógica e performática;
  • Reconhecer o papel social do professor de língua portuguesa e literaturas para atuar em atividades de política e planejamento educacional.
Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

 

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

 

Serão etapas da autoavaliação do curso:

•    Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
•    Definição dos instrumentos a serem utilizados.
•    Desenvolvimento da autoavaliação.
•    Identificação de problemas e conquistas.
•    Identificação de soluções.
•    Divulgação e discussão dos resultados.
•    Elaboração de Plano de Ação.
•    Acompanhamento / Controle.

Formas de Acesso

O ingresso no curso, tal qual como nos outros oferecidos pela IES, ocorre mediante processo de seleção. As inscrições para os processos seletivos são divulgadas em edital próprio juntamente com o manual, no qual constam os cursos oferecidos, com as respectivas vagas de acordo com cada modalidade de ingresso, os prazos de inscrição, a relação e o período das provas, testes, entrevistas ou análise de currículos, os critérios de classificação e desempate e demais informações necessárias ao candidato. 


A Universidade Vale do Rio Verde apresenta as seguintes modalidades de ingresso:


Vestibular Online de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova de redação online; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Prova Agendada de caráter classificatório e eliminatório: composta de uma prova presencial de redação que será realizada em data previamente escolhida pelo candidato; visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste na produção de um texto dissertativo-argumentativo.


Programa Universidade para Todos / ProUni: esta modalidade segue os critérios de seleção  definidos pelo Ministério da Educação.


Acesso via ENEM: contemplará os candidatos que quiserem utilizar a nota por eles obtida em um dos 4 últimos exames do ENEM.


Os candidatos também podem ingressar no curso por meio de transferências internas e externas e obtenção de novo título. No caso de transferências, o aluno deverá apresentar a documentação solicitada. Em relação à obtenção de novo título, a documentação solicitada consiste em diploma original, histórico escolar e programas das disciplinas cursadas. As solicitações, tanto de transferências quanto de obtenção de novo título, serão analisadas conforme a disponibilidade de vagas para o curso pretendido.